NAVEGAÇÃO
SOCIAL
CONTATO ActiveBlue Lda R. José Régio Lt 1-2 Bl A Loja Esqª 2650-212 Amadora Portugal
CONTATO e: activeblue@activeblue.pt f: 91 88 21026
Indicando :
O SEMÁFORO a representação gráfica mais simplificada da informação nutricional existente nos produtos. respeita as guidelines da FSA (Food Security Agency)

a energia em kcal e os quatros nutrientes, açúcar, gordura , gordura saturada e sal.

NAVEGAÇÃO
SOCIAL
CONTATO ActiveBlue Lda R. José Régio Lt 1-2 Bl A Loja Esqª 2650-212 Amadora Portugal
CONTATO e: activeblue@activeblue.pt f: 91 8821026

AÇUCAR

Em primeiro lugar convém saber que existem dois tipos de açucares, também conhecidos por Hidratos de Carbono: simples e complexos. Os açucares simples encontramos na sacarose( açúcar de mesa), na frutose (açúcar da fruta), e lactose (açúcar do leite), por exemplo, designando-se assim pois são logo rapidamente absorvidos. Os açucares complexos encontramos nos amidos, por exemplo em alimentos como o arroz, massas, pão e leguminosas. De forma a promover uma alimentação mais equilibrada e um estilo de vida mais saudável, opte por incluir na sua alimentação Hidratos de Carbono do tipo complexos.

GORDURA SATURADA

Gorduras saturadas - existem nos alimentos de origem animal (carne, enchidos, manteigas, natas, queijos,...) e estão relacionadas com o aumento de colesterol no sangue e desenvolvimento de placas de aterosclerose

SAL

A   Oms   recomenda   um   consumo   máximo   de   sal   : <=5grs equivalente a 1 colher de chá por dia. O    consumo    excessivo    de    sal    está    associado    a hipertensão arterial e doenças cardiovasculares Interfere   na   quantidade   de   sangue   que   chega   ao cerebro.    Pode    provocar    dor    de    cabeça,    AVC    e demência. Pode provocar doença renal e pedras nos rins. Uma    dieta    rica    em    sal    aumenta    o    risco    de osteoporose,    ao    promover    a    perda    de    cálcio através da urina. A    ingestão    excessiva    de    sal    está    associada    ao desenvolvimento de cancro do estômago. Um     estudo     recente     demonstrou     que     ingerir menos    sal    diáriamente    leva    à    diminuição    da mortalidade por AVC. Sempre    que    possa    substitua    o    sal    por    ervas aromáticas    e    especiarias    no    tempero    dos    seu alimentos. Não se esqueça! O saleiro nunca deve ir para a mesa.
O SEMÁFORO a representação gráfica mais simplificada da informação nutricional existente nos produtos. respeita as guidelines da FSA (Food Security Agency)
Indicando :

indicando a energia em kcal

e os quatros nutrientes,

açúcar, gordura , gordura

saturada e sal.

I

GORDURA

As   Gorduras   insaturadas   -   polinsaturadas   -   têm um     efeito     benéfico     e     previnem     as     doenças cardio-vasculares.     Existem     principalmente     nos alimentos   de   origem   vegetal   e   também   no   peixe e oleoginosas (nozes, amêndoas, pinhões,...). Devemos então preferir as gorduras monoinsaturadas e de preferência as polinsaturadas - omegas 3 e 6 e evitar ao máximo as saturadas. A maioria dos óleos tem na constituição as polinsaturadas, mas o mais rico é o Azeite, que tem mais omega 3 que qualquer outro, devendo ser este o tipo de gordura de eleição!
NUTRIção COM BOM SENSO
NUTRIÇÃO COM BOM SENSO